Prof Dr. Henrique Braitt - Endodontia

http://2.bp.blogspot.com/-TjyzG5qu-gs/UgUs3TGNx9I/AAAAAAAADJ0/22NjGtjh64Q/s400/Slide1.JPG

20 de mar. de 2010

NOVOS IRRIGANTES INTRACANAL: ÁCIDO CÍTRICO, VINAGRE DE MAÇÃ, MTAD

Posted on 21:04 by henrique braitt

NEWS INTRACANAL IRRIGANTS: CITRIC ACID, APPLE VINEGAR, MTAD

BARROS, Danusa da Silva
Cirurgiã Dentista, Pós Graduada do Curso de Aperfeiçoamento em Endodontia do IFAP – Instituto de Formação e Aperfeiçoamento Profissional em Odontologia. Feira de Santana-BA.

BRITO, Josimar Alves de
Cirurgião Dentista, Pós Graduada do Curso de Aperfeiçoamento em Endodontia do IFAP – Instituto de Formação e Aperfeiçoamento Profissional em Odontologia. Feira de Santana-BA.

BRAITT, Gladyvam Rabêlo
Monitora do Curso de Aperfeiçoamento em Endodontia do IFAP – Instituto de Formação e Aperfeiçoamento Profissional em Odontologia. Feira de Santana-BA.

BRAITT, Antônio Henrique
Especialista e Mestre em Endodontia (Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic – Campinas – SP).
Professor e Coordenador Curso de Aperfeiçoamento em Endodontia do IFAP – Instituto de Formação e Aperfeiçoamento Profissional em Odontologia. Feira de Santana-BA.



RESUMO

A limpeza e modelagem do sistema de canais radiculares consistem na instrumentação dos canais radiculares complementada pela irrigação e sucção com soluções antisépticas a fim de remover materiais orgânicos e inorgânicos da luz dos canais principais, através da instrumentação e sanificar todo o sistema de canais, tais como canais laterais, ramificações, delta apicais além de remover a camada de lama dentinária que se forma durante tal procedimento. Entre as substâncias irrigadoras surgem as soluções desmineralizantes que além de atuarem na sanificação do sistema de canais radiculares promovem a remoção da lama dentinária (smear layer), durante a limpeza e modelagem dos canais radiculares. O presente estudo apresenta uma revisão de literatura apresentando três substâncias irrigadoras: Ácido Cítrico, Vinagre de Maça, MTAD.


ABSTRACT

The cleanning and shapping of the root canals systems consist in the instrumentation of root canals complemented for the irrigation and suction with anti-septic solutions to remove organic and anorganic materials of the master canals, across the instrumentation and sanificar the canal system, such as lateral canals, ramifications, apicals delta over there remove the smear layer that is formed during this procedure. Among The cleaning solutions issue the decalcifier solutions what over here to act in the sanification of the root canal system, work besides removal of the smear layer, during the cleanning and shapping of the root canals. This study presents a literature review presenting three irrigants: citric acid, of Apple Vinegar, MTAD.

Unitermos: instrumentação dos canais radiculares, substâncias irrigadoras, Ácido Cítrico, Vinagre de Maçã, MTAD.

Uniterms: instrumentation of root canals irrigating substances, Citric Acid, Apple Vinegar, MTAD.

1. INTRODUÇÃO

Durante a limpeza e modelagem dos canais radiculares, ocorre a deposição de restos de tecido dentinário, e material inorgânico nas paredes do canal radicular, o que contribui para a formação de uma estrutura amorfa aderida à parede do canal, denominada lama dentinária (SPANÓ, 2008). Esta camada residual deve ser removida da parede do canal, para que possa haver uma melhor permeabilidade dentinária, com conseqüente sanificação do sistema de canais, além de promover uma melhor adaptação do cimento endodôntico, durante a obturação do canal. Inúmeras são as substancias empregadas durante o tratamento endodôntico com o intuito de aumentar a permeabilidade dentinária, agindo sobre a parte orgânica e inorgânica do material aderido durante a limpeza e modelagem do canal (ARAKI, 2007).
Deseja-se, atualmente, que tais substâncias tenham uma boa ação antimicrobiana, com espectro sobre anaeróbios estritos e facultativos, com ação sobre tecidos pulpares remanescentes, inativação das endotoxinas, atuação sobre a lama dentinária, com baixa tensão superficial e biocompatibilidade.

2. REVISÃO DA LITERATURA
A limpeza e modelagem do canal radicular constituem, na verdade, um ato que deve promover a micro-cirurgia das paredes do canal que tem por objetivo remover a pré dentina e a dentina, (SPANÓ, 2008), além de prepará-lo para receber uma obturação endodôntica hermética e tridimensional. Sua sanificação é realizada através da instrumentação dos canais radiculares complementada pela irrigação e sucção, com soluções anti-sépticas (LEONARDO; LEAL, 1998).
Durante a fase do preparo ocorre a formação da lama dentinária, resultado da associação das raspas dentinárias, restos orgânicos e substâncias auxiliares à instrumentação (AKISUE; GAVINI, 2000).

A eliminação desta lama dentinária depende diretamente da natureza química do agente de irrigação, bem como do volume e do método de irrigação utilizado (AKISUE; GAVINI, 2000).
Apesar da evolução e racionalização do uso de substâncias químicas auxiliares, a eliminação do conteúdo residual de lama dentária vem sendo uma preocupação das técnicas de preparo de canal (CARLIK, 2000).



2.1 ÁCIDO CÍTRICO

O ácido cítrico é um ácido orgânico biológico que vem sendo utilizado na odontologia como coadjuvante na terapia endodôntica, periodontal e restauradora (TRUJILLO Jr. et al., 2003). O seu efeito, como solução irrigadora, foi estudado extensivamente no esmalte e na dentina por WAYMAN et al (1979). Também foi aplicado nas superfícies radiculares afetadas por doença periodontal na tentativa de aumentar a geração de cemento e acelerar a cura e a regeneração da aderência do periodonto normal após a cirurgia de retalho (SPANÓ, 2008).
BAUMGARTNER et al (1984) avaliaram em microscopia eletrônica de varredura a quantidade de restos pulpares da superfície das paredes de canais radiculares após instrumentação, utilizando-se seis técnicas diferentes. A mais efetiva na eliminação de detritos foi aquela em que se utilizou como substância irrigadora o ácido cítrico ou o hipoclorito de sódio alternado com ácido cítrico.
Sua atividade antimicrobiana foi avaliada por YAMAGUCHI et al em 1996, que realizaram estudo in vitro, por meio das medidas de halos de inibição, utilizando-se placas de ágar–sangue semeadas com anaeróbios estritos e facultativos, sendo recomendada como alternativa para remoção da camada residual (lama dentinária) por LEONARDO e LEAL (1998).
É um ácido orgânico tricarboxilico fraco que pode ser encontrado nos cítricos como laranja e limão; é utilizado como conservante natural e quando reage com o cálcio, há formação de citrato de cálcio, podendo ser essa explicação da sua capacidade de remover a lama dentinária.
Estudos realizados por AKISUE e GAVINI (2000) comparando soluções de ácido cítrico a 25% e de EDTA a 17% na dureza dentinária mostrou a efetividade do Ácido Cítrico na redução da dureza dentinária e sua capacidade desmineralizante.
A sua utilização visa a desmineralização das paredes do canal radicular durante o preparo biomecânico, com o intuito de remover a lama dentinária, permitindo assim, uma melhor adesão dos materiais obturadores à dentina. Em relação ao seu poder irritativo, os autores recomendam seu uso com cautela optando sempre que possível por concentrações mais baixas.

2.2 VINAGRE DE MAÇÃ

O Vinagre de Maçã foi desenvolvido com a finalidade de se obter uma substancia irrigadora bastante comum, biodegradável e de baixo custo, com a capacidade de remoção da camada residual (lama dentinária) dos canais radiculares (SPANÓ, 2008).
É obtido pela fermentação acética da Sidra sendo o ácido málico (C4H6O5) um dos elementos que confere suas propriedades terapêuticas (COLLET, 2006), propriedades essas que advém de seu elevado teor mineral (potássio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio, flúor e silício).
O Vinagre de Maçã é composto pela combinação de vários ácidos: acético, cítrico, fórmico, lático, málico, succínico e tartático; apresenta ainda quantidades de álcool resultantes do processo de fermentação, que o torna tensioativo, reduzindo a tensão superficial do meio (SPANÓ, 2008; CALIGIANI et al. 2007).
Poucos estudos foram realizados com o Vinagre de Maçã (SPANÓ, 2008). Estudos realizados por ESTRELA et al. Em 2004 e 2005 analisaram a efetividade antimicrobiana de vinagres de diferentes fontes (maçã, vinho branco, vinho tinto e arroz) e a microdureza radicular das soluções de EDTAC, líquido de Dakin e vinagre de maçã. Os resultados mostraram que todas as soluções testadas foram efetivas sobre Enterococcus faecalis nos períodos de 24, 48, 72 horas e sete dias. ESTRELA et al, 2007, revelaram que quando associado ao EDTA sua capacidade de remoção da lama dentinária aumenta.

2.3 MTAD

O MTAD (4 metil-1,24 triazoline-3,5-dione) foi introduzido por SHABAHANG, POWRESMAIL e TORABINEJAD (Universidade de Loma Linda, CA, USA) em 2003. Combina um antibiótico, um agente quelante e um detergente (MURAD, 2007), vez que é composto por uma mistura de doxicilina (isômero da tetraciclina), um ácido (ácido cítrico) e um detergente (Tween-80).
O MTAD é uma solução efetiva na remoção da lama dentinária e não altera significativamente a estrutura dos túbulos dentinários. (TORABINEJAD et al 2003).
Trabalhos realizados (TORABINEJAD et al 2003) apontaram que o NaOCl combinado com o MTAD é mais efetivo que o NaOCl sozinho para eliminar Enterococcus faecalis, tendo melhor capacidade de penetrar nos túbulos dentinários, provavelmente pela presença do detergente em sua formulação.

3. CONCLUSÕES

• As substancias irrigadoras visam a desmineralização das paredes do canal radicular durante a limpeza e modelagem, com o intuito de remover a lama dentinária.
• A remoção da lama dentinária – smear layer - depende da natureza química do agente de irrigação, do volume e do método de irrigação empregados.
• O ácido cítrico é um ácido orgânico biológico que vem sendo utilizado na odontologia como coadjuvante na terapia endodôntica, periodontal e restauradora. Estudos mostraram que sua concentração a 25% foi mais efetiva que o EDTA a 17% independente do tempo de contato.
• O Vinagre de Maçã foi desenvolvido visando à obtenção de uma substancia irrigadora biodegradável, de baixo custo e com a capacidade de remoção da camada de lama dentinária dos canais radiculares. Quando associada ao EDTA sua capacidade de remoção aumenta.
• O MTAD é uma solução efetiva na remoção da lama dentinária e não altera significativamente a estrutura dos túbulos dentinários.



4. REFERÊNCIAS

AKISUE, E.; GAVINI, G. Efeito das Soluções de Ácido Cítrico a 25% e de EDTA a 17% na Dureza Dentinária. Ecler Endod. São Paulo. V.2, n.2, 2000.

ALMEIDA, E. C. B. Avaliação ultra-estrutural da presença da smear layer: estudo em função dos instrumentos utilizados no preparo biomecânico K3.Endo e Profile e da irrigação com EDTA a 17% e BIO PURE MTAD. Tese apresentada à Universidade Federal de Pernambuco. 2008

ARAKI, A. T. O emprego de radioisótopo na avaliação da permeabilidade dentinária intracanal tendo como variáveis as soluções irrigadoras e a irradiação com diferentes lasers. Tese apresentada à Faculdade de Odontologia da universidade de São Paulo, 2007.

BAUMGARTNER,J.C. et al. A scanning electron microscopic evaluation of root canal debridement using saline, sodium hypochlorite, and citric acid. J. Endodon. , v.10, n.11. 1984.

CARLIK, J. Influência do tratamento da dentina radicular com três substancias irrigadoras acidas no vedamento marginal apical de obturações endodônticas. Tese apresentada à Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, 2000.

ESTRELA, C. et al. Antimicrobial potential ofmedicaments used in healing process in dogs’ teeth with apical periodontis. Braz. Dent. J. v.15, n.3. 2004.

ESTRELA, C. et al. Substância ESP; análise da dissolução tecidual e tensão superficial- Parte 1. Ver. Odontol. Brasil Central. V.14, n.38. 2005.

ESTRELA et al. Limpeza da superfície do canal radicular pelo vinagre de maçã, hipoclorito de sódio, clorexidina e EDTA. Rev. da APCD, v.61, n.2. 2007.

LEONARDO, M. L.; LEAL, J. M. Endodontia: Tratamento de Canais Radiculares. São Paulo: Editora Pan-americana, 1998.

MURAD, C. F. Atividade antibacteriana ex vivo de diferentes soluções irrigadoras em biofilme de Enterococcus faecalis sobre a matriz dentinária. Tese apresentada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2007.

OTTONI, A. B.; SOARES, R. G.; IRALA, L. E. D.; SALLES, A. A.; LIMONGI, O. Mensuração da tensão superficial de diferentes substâncias utilizadas na terapia endodôntica. Stomatos: Revista de Odontologia da ULBRA. V.13, n.24, jan/jun. 2007

SPANÓ, J. C. E. Limpeza das paredes dos canais radiculares promovida por agentes desmineralizantes e quelantes: estudo in vitro por microscopia eletrônica de varredura e espectrofotometria dos compostos. Tese apresentada à Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, 2008.

SHABAHANG, S.; POWRESMAIL, M.; TARABINEJAD, M. In vitro antimicrobial efficacy of MTAD and sodium hypochlorite. J. Endodon., v.29, n.7. 2003.

SHABAHANG,S.;TORABINEJAD, M. Effect of MTAD on Enterococcus faecalis – contaminated root canals of extracted human teeth. J. Endodon., v.29, n.9. 2003.

TORABINEJAD, M. et al. A new solution for the removal smear layer. J. Endodon., v.29, n.3. 2003.

TORABINEJAD, M. et al. The effect of various concentration of sodium hypochlorite on the abillity of MTAD to remove the smear layer. J. Endodon., v.29, n.4. 2003.

YAMAGUCHI, M. et al. Root canal irrigation with citric acid solution. J. Endodon., v.22, n.1. 1996.

WAYMAN, R.E. et al. Citric and lactic acids as root canal irrigants in vitro. J. Endodon., v.5, n.9, 1979

1 Response to "NOVOS IRRIGANTES INTRACANAL: ÁCIDO CÍTRICO, VINAGRE DE MAÇÃ, MTAD"

.
gravatar
Tales Says....

Olá...
Por favor este artigo está publicado em alguma conferência?
Obrigado

Leave A Reply