Prof Dr. Henrique Braitt - Endodontia

http://2.bp.blogspot.com/-TjyzG5qu-gs/UgUs3TGNx9I/AAAAAAAADJ0/22NjGtjh64Q/s400/Slide1.JPG

5 de jun. de 2011

Avaliação in vitro das alterações verificadas em canais radiculares artificiais curvos preparados por dois sistemas rotatórios.

Posted on 08:35 by henrique braitt

Artigo Dental Press Endodontics: Avaliação in vitro das alterações verificadas em canais radiculares artificiais curvos preparados por dois sistemas rotatórios.
Avaliação in vitro das alterações verificadas em canais radiculares artificiais curvos preparados
por dois sistemas rotatórios


Benito André Silveira miRaNzi, MSc, PhD
Almir José Silveira miRaNzi, DDS2
Luis Henrique BoRGes, MSc, PhD
Mário Alfredo Silveira miRaNzi, DDS, MSc, PhD
Fernando Carlos Hueb meNezes, DDS, MSc, PhD
Rinaldo MaTTaR, DDS
Thiago Assunção ValeNTiNo, MSc, PhD
Carlos Eduardo Silveira BUeNo, MSc, PhD


Resumo
O objetivo desta pesquisa experimental in vitro foi analisar comparativamente as deformações no canal radicular após o uso do sistema rotatório de NiTi ProTaper Universal, ProDesign e técnicas híbridas utilizando os dois sistemas. Foram utilizados e instrumentados, setenta e cinco blocos com canais radiculares artificiais, divididos em cinco grupos (n=15). Para o grupo 1, os preparos foram realizados pelo sistema ProTaper Universal, utilizando a lima F3 no prepa- ro apical. Para o grupo 2, utilizou-se o sistema ProDesign com preparo apical usando a lima 30/0,2. Para o grupo 3, os preparos foram realizados pelo sistema ProTaper Universal, utilizando a lima F2 no preparo apical. Para o grupo 4, os sistemas ProDesign e ProTaper foram utilizados em conjunto com preparo realizado com a lima F2. Para o grupo 5, os sistemas ProDesign e ProTaper foram utili- zados em conjunto com preparo apical realizado com as limas F1 e F2. As brocas de Gates-Glidden #5, #4, #3, #2 e #1 realizaram o preparo da porção reta de todos os canais, caracterizando o preparo cervicoapical. Foram analisados a diferença e o quociente da quantidade de resina removida nos seis milímetros de curvatura, aferidos tanto na parte interna quanto na parte externa. Zip e elbow foram quantificados pela forma final, após instrumentação em cada grupo testado. Para análise dos dados utilizou-se os testes paramétricos (ANOVA p<0,05), não paramétrico Kruskal-Wallis (p<0,05) e quiquadrado (p<0,05). Para diferença e quociente, verificou-se melhores formas para os grupos 2 e 3. Através da análise quantitativa e qualitativa, observou-se melhores preparos com o sistema ProDesign e ProTaper Universal com preparo apical utilizando lima F2.


Dental Press Endod. 2011 apr-june;1(1):69-76




Palavras-chave: Instrumentos rotatórios de níquel-titânio. Preparo do canal radicular. Canais radiculares artificiais curvos.

No Response to "Avaliação in vitro das alterações verificadas em canais radiculares artificiais curvos preparados por dois sistemas rotatórios."

Leave A Reply