Prof Dr. Henrique Braitt - Endodontia

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0IeSv21AC1B5Mc2ORlmHjQZVqSNOkEabeyp4B7lC-1yBuPFXbJGRlt4weQnmDb938g0xAojhF6gHlsEe3wMEOlH_kg-Jzj3rC4gpMJXIOTbfuWnfDeZJAZcuhweJf5rJUvpZ3b3RIp38/s400/Slide1.JPG

28 de out. de 2010

Artigo Científico: JOE, Nov. 2010

Posted on 14:22 by henrique braitt

Estudo comparativo entre a medida do comprimento de trabalho realizado com localizador foraminal e radiografia. Uma triagem clínica randomizada. Effect of Working Length Measurement by Electronic Apex Locator or Radiography on the Adequacy of Final Working Length: A Randomized Clinical Trial. Journal of Endodntics, NOV de 2010.
Shohreh Ravanshad, DDS, MSD, Alireza Adl, DDS, MSD, and Javad Anvar, DDS, MSD

Introdução:
Obter um comprimento de trabalho correto, é crítico para o sucesso do tratamento endodôntico. O objetivo deste estudo clínico, foi comparar o efeito da determinação do comprimento de trabalho, usando um localizador electrónico foraminal, comparando com tomada radiográfica, na obtenção do comprimento de trabalho adequado a uma boa obturação.

Método:
Um total de 84 pacientes, com 188 canais, foram randomizados em dois grupos. No grupo 1, o comprimento de trabalho foi determinado pela radiografia de CT, enquanto no grupo 2, foi determinado pelo localizador eletrônico foraminal Raypex5 (VDW, Munique, Alemanha). A adequação de comprimento foi avaliada em cada grupo.

Resultados:
Não houve diferença estatisticamente significativa entre as taxas de acerto entre os dois grupos.

Conclusão:
Os resultados da obtenção do comprimento de trabalho usando o localizador eletrônico foraminal Ray-pex5, são absolutamente comparáveis, se não superiores, à medida de comprimento de trabalho radiográfico, além evitar a radiação, pela obtenção do CT, pela exposição aos Raios-X.
(J Endod 2010; 36:1753–1756)

No Response to "Artigo Científico: JOE, Nov. 2010"

Leave A Reply